Um estudo sobre a força de trabalho internacional anunciado mundialmente nesta quarta-feira pela Cisco revela que um em cada três universitários e jovens profissionais (33%) considera a internet um recurso essencial para o ser humano, como ar, água, alimento e moradia. O Cisco Connected Technology World Report de 2011 (Relatório Mundial de Tecnologia Conectada da Cisco) também mostra que mais da metade dos entrevistados não conseguiria viver sem a internet e a cita como uma "parte integrante de sua vida". Em alguns casos, mais importante do que carros, namoro e "baladas".
Dentre o vários resultados apresentados pelo estudo, está o de que a opinião dos estudantes (65%) e jovens profissionais (61%) brasileiros está acima da média mundial (33%) quando perguntados se consideram a internet tão importante para suas vidas como água, alimento, ar e moradia. Cerca da metade de todo grupo pesquisado nos 14 países (49% dos universitários e 47% dos trabalhadores) acredita que a internet tem um grau de importância "bem próximo" a isso.
Combinados os dois grupos, quatro em cada cinco universitários e jovens trabalhadores dos países pesquisados acreditam que a internet tem importância vital como parte de seus recursos essenciais diários. Mais da metade dos entrevistados (55% dos universitários e 62% dos trabalhadores) disse que não conseguiria viver sem a internet e a mencionam como "parte integrante de suas vidas". A taxa no Brasil foi de 66% dos estudantes e 75% dos profissionais pesquisados.
Além de um recurso essencial, a internet é mais importante do namorar, sair com os amigos ou ouvir música para dois em cada cinco universitários entrevistados em todo o mundo (40%) e para 72% no Brasil. Enquanto as gerações anteriores preferiam interagir pessoalmente, a próxima geração indica uma mudança rumo à interação on-line. Mais de um em cada quatro universitários entrevistados em todo o mundo (27%) disse que se manter atualizado no Facebook é mais importante do que ir a "baladas", namorar, ouvir música ou ficar com os amigos. Mais uma vez, a média do Brasil é maior, com 50% dos estudantes achando a interação pelo Facebook mais importante que o contato pessoal. A Espanha também se destaca, com 54% dos estudantes com esta mesma opinião.
Se tivesse de escolher entre um e outro, a maioria dos universitários de todo o mundo - cerca de dois em cada três (64%) - escolheria uma conexão com a internet, em vez de um carro, índice praticamente igual no Brasil, com 63% dos entrevistados com esta opinião. A China e o Japão destacam-se na preferência de internet frente ao carro, com 85% e 84%, respectivamente. Mais da metade, porém, de universitários dos EUA, França e Rússia preferem ter um carro ao acesso à internet.
Em sua segunda edição, o estudo realizado anualmente, investiga a relação entre o comportamento humano, a internet e a difusão das redes, dando uma ideia do pensamento, expectativas e comportamento da próxima geração da mão de obra mundial e como ela influenciará o mundo corporativo. A pesquisa foi realizada em 14 países com universitários e profissionais com até 30 anos de idade dos EUA, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Itália, Rússia, Índia, China, Japão e Austrália.[Fonte: Terra]
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