Precisa de Ajuda?

Computador consegue ler a mente humana...


Cientistas pesquisadores da Universidade de Berkeley criaram um sistema capaz de decodificar as ondas cerebrais e ao mesmo tempo reproduzir qualquer imagem em que você esteja pensando. A experiência foi realizada por três voluntários, os quais se submeteram a uma máquina de ressonância magnética enquanto deveriam olhar para imagens em preto-e-branco. Ao mesmo tempo, seus cérebros eram monitorados por um grupo de cientistas em outra sala ao lado. Após analisar os sinais gerados pelos cérebros dos voluntários, um programa de software criado e desenvolvido pela Universidade de Berkeley foi capaz de reconstruir as mesmas imagens que os voluntários estavam vendo. Em síntese, a máquina foi capaz de decodificar e ler o pensamento deles. Isso é algo fantástico que poderá trazer conseqüências profundas para a humanidade.
Mas como foi possível ao computador ler os pensamentos dos voluntários? Momentos antes do teste eles tiveram de olhar para uma considerável quantidade de fotos, contendo aproximadamente 1.700 imagens. Durante esse processo, os pesquisadores mediram a atividade de 8 regiões diferentes do cérebro, assim, os dois dados, ou seja, o conteúdo das fotos e a atividade do cérebro foram cruzados pelo programa de computador, o qual começou a fazer relações e aprender quais padrões cerebrais correspondiam á imagem de um cachorro, por exemplo. A tentativa deu certo. O índice de acerto no teste foi de 90%. Apesar de o sistema ser lento e demorar 60 minutos por imagem, e ainda não reconhecer outros tipos de pensamento, como as palavras, ele já está causando polêmica e até receio. A maior crítica é que tal tecnologia não deve violar a privacidade da mente humana. Será?
[Fonte: Resumido da Super, Dezembro de 2009]


Computador lê cérebro e escreve na tela:
Pesquisadores de Berlim estão a um passo de desenvolver um dispositivo capaz de escrever e manipular objetos a partir da leitura da mente. A “máquina de escrever mental” traduz pensamentos em movimentos do cursor. A primeira demonstração pública será feita na CeBit.

A tecnologia foi criada pelo Instituto Fraunhofer de Arquitetura de Computadores e Software, o mesmo que criou o formato de música digital MP3. O grupo dos professores Klaus-Robert Mueller e Gabriel Curio são responsáveis pela pesquisa. O objetivo do estudo é criar um dispositivo para que pessoas que tem uma deficiência grave que dificulta sua comunicação com o mundo exterior. Mesmo uma pessoa com paralisia completa, que não consegue sequer mover os olhos, consegue pensar e enviar sinais que poderiam ser lidos pela máquina.

Os sinais são lidos através de 128 eletrodos fixados no escalpo da pessoa. Um programa específico lê os sinais e o filtra dentre uma massa de dados nebulosa. Este tipo de interface também pode ser usado na indústria do entretenimento, criando uma nova classe de videogames. A tecnologia também poderia ser usada em sistemas de segurança em automóveis, integrada aos freios. [Fonte: Forumpcs]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e participação!